Data e Hora | Caixa de Pesquisa | Menu » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Úteis | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Últimas Notícias | Últimas OCa | Destaques | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt





#htmlcaption1 #htmlcaption2 #htmlcaption3#htmlcaption4 #htmlcaption5


segunda-feira, 26 de maio de 2014

EUROPEIAS 2014: PS vence Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) com 31.45%

O PS ganhou com 31,45%, assim
derrotando a "Aliança" do PSD e CDS-PP.
Francisco Assis (PS) vence as europeias!
O PS (Partido Socialista) venceu as eleições europeias neste domingo, a "cantar de galo", com uma margem inferior a quatro pontos percentuais sobre a Aliança Portugal (PSD/CDS-PP), e a abstenção atingiu o valor recorde em eleições em Portugal.

A CDU conseguiu um dos seus melhores resultados de sempre -- e deverá passar de dois para três eurodeputados -, o BE caiu para menos de metade em relação a 2009 e a surpresa da noite foi o resultado do MPT - Partido da Terra, com a eleição pelo menos do`seu cabeça de lista, António Marinho e Pinto.
Paulo Rangel (PSD) e Nuno Melo (CDS-PP)
da Aliança Democrática
foram os derrotados da noite eleitoral!
Às 00:45, quando faltavam apurar quatro mandatos e uma freguesia, o PS tinha eleito sete eurodeputados, a Aliança Portugal (PSD/CDS) seis, a CDU três, o MPT e o Bloco de Esquerda um cada e a abstenção cifrava-se em 66,09%.

Marinho Pinto (MPT) é eleito para o
Parlamento Europeu, e assim derrotando o Bloco de Esquerda
De acordo com os resultados provisórios, com 31,45%, o PS fica longe da sua melhor votação em europeias (mais de 44% em 2004). Coligados, o PSD e o CDS-PP conseguiram 27,7%, menos do que o PSD sozinho em 2009, quando conseguiu oito assentos no Parlamento Europeu e o CDS-PP dois. Os populares não deverão conseguiram eleger o seu segundo eurodeputado.
Em relação a 2009, quando perdeu as eleições com 26,58% dos votos, o PS ganhou cerca de 85 mil votos e a maioria perdeu mais de meio milhão em relação a umas eleições em que concorreram separados.

PS e Aliança Portugal fizeram leituras opostas dos resultados da noite de domingo: enquanto o secretário-geral socialista, António José Seguro, disse que "o Governo chegou ao fim", desafiando os responsáveis políticos a tirarem consequências dos resultados, o líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse que a missão do executivo "é levar a legislatura até ao fim".
Na mesma linha de Passos Coelho, o líder do CDS-PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, disse que os resultados não permitem triunfalismos ao PS e argumentou que a expressão da abstenção não permite dizer que houve "um voto a pedir eleições antecipadas".

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou, na sequência dos resultados das eleições, a apresentação de uma moção de censura ao Governo, que será formalizada no parlamento esta semana, um instrumento que o PS disse que nunca ponderou utilizar por se tratar de "um frete" ao Governo, que dispõe de maioria absoluta na Assembleia da República.

Um dos partidos derrotados da noite foi o Bloco de Esquerda, que deverá passar a ter um único eurodeputado (contra três em 2009), com a coordenadora Catarina Martins a admitir que "todos os partidos retiram consequências políticas de todos os resultados" e que o Bloco vai refletir.
António Marinho e Pinto, cabeça de lista pelo MPT, protagonizou a surpresa destas eleições, ao somar mais de 7%, com a sua eleição e possibilidade de eleger ainda o segundo.
A abstenção ficou acima dos 66%, atingindo o valor mais alto de sempre em eleições em Portugal. Até agora, o recorde tinha sido alcançado em 1994, quando, também em eleições europeias, 64,46% dos eleitores optaram por não votar.
Segundo a Direção-Geral de Administração Interna (DGAI), os quatro mandatos por atribuir nas eleições europeias de domingo estão dependentes da contagem dos votos provenientes do estrangeiro e não deverão ser conhecidos hoje.

Fonte: Notícias ao Minuto

Resultado de distrito a distrito
A Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) venceu as eleições europeias na Madeira, com 30,93% dos votos, segundo os resultados da Direção-Geral de Administração Interna. Nas eleições de 2009, em que concorreram separados, o PSD obteve 52,5% e o CDS 8,4%.

Na Região Autónoma dos Açores foi o PS que venceu as eleições europeias, com 41,3 por cento, mais sete pontos percentuais do que em 2009.

Em Viana do Castelo a vitória foi da coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) com 35,12%.

O PS ganhou o distrito de Faro à coligação PSD-CDS/PP, comparando com as anteriores europeias, com 31,01% dos votos (25,02% em 2009). A Aliança Portugal obteve 21,91% dos votos (os dois partidos obtiveram 35,13% em 2009).

Também no distrito de Lisboa foi o PS que venceu as eleições europeias com 30.07% dos votos tendo a coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) obtido 24.07%.

Segue-se outra vitória para o PS, no distrito de Portalegre, com 40,16% dos votos, uma votação bastante maior que em 2009 (31,04%) segundo os resultados da Direção-Geral de Administração Interna do Ministério da Administração Interna. A coligação Aliança Portugal (PSD e CDS/PP) obteve no distrito 19,52% dos votos, quando os dois partidos obtiveram, em 2009, 30,15% dos votos.

Também no distrito Santarém, o PS venceu as eleições europeias com 31,85% enquanto em 2009 tinha sido o segundo partido mais votado com 25,28%.

A coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) venceu as eleições europeias no distrito de Viseu com 39.93%, um valor que em 2009 tinha sido de 43,31%.

Também no distrito de Leiria Aliança Portugal (PSD-CDS/PP) obteve 36,8% dos votos nas eleições europeias.

A CDU voltou a vencer o distrito de Beja nas Europeias, com 35,4% dos votos (34,84% em 2009), o PS obteve o segundo lugar, com 34,62% e a coligação PSD/CDS caiu para os 11,29%.

No distrito de Castelo Branco o PS venceu as eleições europeias tendo obtido 39,8% dos votos enquanto que há cinco anos obteve 30,38%.

A Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) venceu as eleições europeias no distrito de Bragança com 40,69% dos votos, segundo os dados da Direção-Geral de Administração Interna.

Também no distrito de Braga a coligação Aliança Portugal venceu as eleições no distrito de Braga com 34.53% dos votos e o PS obteve 32.57%.

O PS venceu as eleições europeias no distrito do Porto com 33,88% dos votos, acima dos 30,7% obtidos em 2009.

Também no distrito de Coimbra o PS venceu com 33.82% dos votos e a Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) obteve 26.41%.

No distrito da Guarda a vitória também coube ao PS com 35,73% dos votos, (26,92% em 2009), sendo que a Aliança Portugal do PSD-CDS/PP conseguiu 35,13% no distrito da Guarda, muito abaixo dos votos obtidos pela soma dos dois partidos em 2009, 49,03%.

Também no distrito de Évora o PS venceu as eleições com 32,96% dos votos. A CDU (PCP-PEV), que vencera em 2009 com 29,4%, foi segunda na votação de hoje, com 31,32% dos votos.

A coligação comunista (PCP-PEV), com 29,04% dos votos, manteve a vitória no distrito de Setúbal que teve nas europeias de 2009 (25,6%).

Esta segunda-feira foi divulgado que a coligação Aliança Portugal (PSD/CDS-PP) venceu no domingo as eleições no distrito de Vila Real com 39.31% dos votos e o PS obteve 35.0%

Fonte: TVI 24

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Publicidade

Vários Sites e Blogs | Em ATUALIZAÇÃO » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Citações & Poemas |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ler as frases, provérbiose poemas através dos links e conteúdos.

OCa Multimédia |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ver através dos links, as emissões online dos canais de TV & Rádio e também para ver vídeos, fotos, ouvir música, áudios, etc.

OCa "Quiosque" | Revista de Imprensa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para ver através dos links, a atualização das capas principais dos jornais e das revistas que fazem manchete.

Jogos OCa |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para jogar no nosso blogue através dos links e conteúdos.

Sala de Chat

REGRAS: Este espaço é proibido de usar linguagem ofensiva, grosseira, racista nem publicar material calunioso, pornográfico, publicitario, abusivo ou que invada a privalcidade de alguém.

Mais informação em: www.cbox.ws

Comentários Recentes |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Posts Populares |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt