Data e Hora | Caixa de Pesquisa | Menu » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Úteis | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Últimas Notícias | Últimas OCa | Destaques | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt







sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O Baú do Cantinho: Novela «A Banqueira do Povo»


Um dos nomes da representação,
Eunice Muñoz no papel de Dona Benta
A Banqueira do Povo foi uma telenovela portuguesa transmitida na RTP1 no horário das 19 horas, entre 12 de Abril e 27 de Agosto de 1993. Foi inspirada em factos reais, na famosa banqueira do povo, Dona Branca, que abalou a sociedade portuguesa dos anos 80. É da autoria de Patrícia Melo, Maurício Arruda e Duca Rachid, adaptada de uma sinopse original de Ruy Petterle, Walter Arruda e Walter Avancini. Foi a segunda «Telenovela das Sete» da RTP1, substituindo Cinzas e sendo substituída pela telenovela Verão Quente. Contou com 130 episódios.


Sinopse: Esta é a história de Dona Benta (Eunice Muñoz), uma senhora na casa dos 70 anos, carismática, de personalidade forte com impulso, visão e credibilidade que lidera há mais de vinte anos um pequeno escritório onde recebe pequenos depósitos de clientes , com o compromisso de entregar mensalmente um juro de dez por cento do valor entregue. É procurada sobretudo pelos mais pobres, que vêem na fórmula da pirâmide a chave para aumentar os seus parcos rendimentos.
No escritório, Dona Benta conta com vários colaboradores: o enteado, o perturbado Horácio (João Perry), os dois afilhados que adoptou como filhos, o honesto Álvaro (Diogo Infante) e a ambiciosa Isabel (Alexandra Lencastre) e ainda do advogado, Faria (Paulo Matos). Tem também com o apoio e o carinho dos amigos de todas as horas, Guimarães (Raul Solnado), Tininha (Carmen Dolores)Teresa (Lídia Franco) e Afonsinho (Jacinto Ramos). O seu único objectivo é ajudar as pessoas que a procuram. É no sorriso naqueles que contribui para um aumento de rendimento que a velha senhora vê a razão da sua actividade. O sucesso da sua actividade valeu a Dona Benta o título de "Banqueira do Povo", sendo uma figura aclamada na zona da Ajuda, onde reside e tem concentrado os seus negócios. Dona de um coração do tamanho do mundo, não nega ajuda a ninguém. Mas essa mesma generosidade poderá acabar por trazer-lhe alguns dissabores...
O sucesso de Dona Benta será o alvo de dois empresários sem escrúpulos, Gonçalves (João D’Ávila) e Coimbra (Curado Ribeiro), que com a ajuda da espiã Maria do Carmo (Suzana Borges), armam um plano que leve Dona Benta a tornar-se um fenómeno de popularidade e criar um escândalo financeiro, de modo a levar a uma reprivatização de todos os negócios do país. Conseguirá a Banqueira do Povo superar o poder do dinheiro?
A ascensão e queda de Dona Benta é o grande pano de fundo desta história. Quem é esta mulher que proporcionou fortunas e falências? De onde veio? Peão num jogo que a ultrapassou e destruiu, não deixará ninguém que atravesse o seu caminho indiferente.

Vídeos e Curiosidades

  • Primeira telenovela portuguesa inspirada em factos reais, no caso a história de Dona Branca (o seu nome verdadeiro era Maria Branca dos Santos, nascida em Lisboa, 1902 e morreu a 3 de Abril de 1992, a agiota que recebia depósitos a 10% de juro ao mês que escandalizou a sociedade portuguesa nos anos 80.
  • Para realizar a novela foi chamado um dos maiores realizadores de televisão do Brasil, Walter Avancini.
  • A Banqueira do Povo marcou a estreia em telenovelas de dois dos maiores nomes da representação em Portugal: Eunice Muñoz e Raul Solnado. Nesta novela revelaram-se ainda vários talentos que viriam a construir grandiosas carreiras como Alexandra Lencastre, Diogo Infante e Sofia Alves.
  • Alexandra Lencastre estreava-se em novelas no papel que sempre lhe ficou melhor: o da vilã! Deu um show no papel da interesseira afilhada da banqueira. A dobradinha com João Perry mostrava-se fabulosa.
  • Vários foram os destaques: Alexandra Lencastre, João Perry, Diogo Infante, Lídia Franco, São José Lapa, entre outros. Mas o grande momento foi mesmo de Eunice Muñoz. A desenvoltura que deu à protagonista da história fez desta uma das melhores interpretações de todos os tempos na ficção portuguesa, naquele que foi, de longe, o seu melhor trabalho em televisão.
  • Suzana Borges, acabada de chegar do Brasil, onde havia participado em Pedra Sobre Pedra, fez a charmosa e misteriosa vilã Maria do Carmo.
  • Uma das melhores novelas portuguesas de sempre, com direito a reposição em 1996, no horário da manhã.
  • Na altura da sua exibição, o genérico da novela ficou bastante famoso. O refrão da canção ficou até hoje na memória de muitos portugueses.
Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Publicidade

Vários Sites e Blogs | Em ATUALIZAÇÃO » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Citações & Poemas |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ler as frases, provérbiose poemas através dos links e conteúdos.

OCa Multimédia |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ver através dos links, as emissões online dos canais de TV & Rádio e também para ver vídeos, fotos, ouvir música, áudios, etc.

OCa "Quiosque" | Revista de Imprensa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para ver através dos links, a atualização das capas principais dos jornais e das revistas que fazem manchete.

Jogos OCa |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para jogar no nosso blogue através dos links e conteúdos.

Sala de Chat

REGRAS: Este espaço é proibido de usar linguagem ofensiva, grosseira, racista nem publicar material calunioso, pornográfico, publicitario, abusivo ou que invada a privalcidade de alguém.

Mais informação em: www.cbox.ws

Comentários Recentes |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Posts Populares |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt