Menu | Links | Data e Hora | Caixa de Pesquisa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt


Últimas Notícias | Últimas OCa | Destaques | Publicidade » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt





#htmlcaption1 #htmlcaption2 #htmlcaption3 #htmlcaption4 #htmlcaption5

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Homenagem ao Incêndio do Chiado e ao Carlos Paião «O Rei da Música Ligeira Portuguesa»

Foi há precisamente em agosto de 1988, os dois acontecimentos mais marcantes, primeiro foi o incêndio que deflagrou no Chiado em Lisboa, matando duas e várias pessoas ficaram feridas e de seguida curiosamente na data seguinte, a perda de um melhores cantores e compositores da música ligeira portuguesa na década de 80, Carlos Paião, vítima de aparatoso acidente de viação aos 30 anos, deixou víuva Zaida Cardoso foi interprete de melhores canções como Playback (música que levou à vitória no Festival da Canção em 1981 e a Ana Bola intregrava no coro), Pó de Arroz, Versos de Amor, Cinderela, Vinho do Porto, Vinho de Portugal (em que o cantor fazia dueto com a também falecida Cândida Branca Flor que se suicidou em 2001) e entre outros. E também compôs as canções de Herman José como A Canção do Beijinho, Serafim Saudade e Bamos Lá Cambada pelo caricato José Estebes e Carlos Paião falava muito sério, sempre a brincar e também um bom cantor e mau médico.

Incêndio do Chiado

O Incêndio do Chiado deflagrou a 25 de Agosto de 1988 nos Armazéns Grandella do lado da Rua do Carmo. Os carros de bombeiro não conseguiram entrar na Rua do Carmo, à data reservada aos peões e enfeitada em anchura com canteiros altos de betão - obra polémica que se deveu ao mandato executivo de Nuno Abecassis, o então presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O fogo propagou-se rapidamente aos edifícios contíguos à Rua Garrett.
Além de lojas e escritórios, foram destruídos muitos edifícios do século XVIII. Os piores estragos foram naturalmente na Rua do Carmo, vedada ao acesso das viaturas de socorro. Aí, entre al, perderam-se os armazéns do Grandella e a Perfumaria da Moda (cenários da fita O Pai Tirano), assim como os Grandes Armazéns do Chiado e o arquivo histórico de gravações de som da Valentim de Carvalho.

Depois do incêndio

Depois do incêndio, os bombeiros continuaram no local durante cerca de dois meses, na remoção de escombros.
Durante esse tempo, 58 dias após o incêndio, depois de removidos todos os escombros depararam com uma vítima mortal, um electricista reformado do Arsenal da Marinha com cerca de 70 anos.

Outra das vítimas mortais, um bombeiro de 31 anos, Joaquim Ramos, morreu no início de Setembro de 1988 no Hospital de São José. Enquanto combatia o fogo na Rua do Carmo foi atingido por uma "língua de fogo" e "gases muito quentes". Ficou com 85% do corpo queimado.

Reconstrução

O projecto de reconstrução preservou muitas fachadas originais e foi dirigido pelo arquitecto português Álvaro Siza Vieira.
Após o incêndio o edifício ficou em ruína, teve de ser parcialmente demolido para consolidação. No interior mantiveram-se as abóbadas e paredes de alvenaria que haviam pertencido ao Convento do Espírito Santo da Pedreira, e as fachadas mantiveram-se quase na totalidade.
O projecto de estruturas que reabilitou e reconstruiu o edifício foi desenvolvido pelo gabinete de engenharia civil Teixeira Trigo, Lda.
O edifício tem uma área total de 21.000 m2 ao longo de nove pisos. O desenho estrutural foi fortemente condicionado pelas várias pré-existências que se deveriam preservar.

Carlos Paião - O Rei da Música Ligeira Portuguesa


Carlos Paião (1957-1988)
Carlos Manuel de Marques Paião (Coimbra, 1 de Novembro de 1957Rio Maior, 26 de Agosto de 1988) foi um cantor e compositor português. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa (1983), acabando por se dedicar exclusivamente à música.
Nasceu acidentalmente em Coimbra, passando toda a sua infância e juventude entre Ílhavo (terra natal dos pais) e Cascais. Desde muito cedo Carlos Paião demonstrou ser um compositor prolífico, sendo que no ano de 1978 tinha já escritas mais de duzentas canções. Nesse ano obteve o primeiro reconhecimento público ao vencer o Festival da Canção do Illiabum Clube.
Em 1980 concorre pela primeira vez ao Festival RTP da Canção, numa altura em que este certame representava uma plataforma para o sucesso e a fama no mundo da música portuguesa, mas

não foi apurado. Com Playback ganhou o Festival RTP da Canção de 1981 com a esmagadora pontuação de 203 pontos, deixando para trás concorrentes tão fortes como as Doce e José Cid. A canção, uma crítica divertida, mas contundente, aos artistas que cantam em play-back, ficou em penúltimo lugar no Festival da Eurovisão de 1981, realizado em Dublin, na República da Irlanda. Tal classificação não "beliscou" minimamente a popularidade do cantor e compositor, pois Carlos Paião, ainda nesse ano, editou outro single de sucesso e que mantém a sua popularidade até hoje: Pó de Arroz.
O êxito que se seguiu foi a Marcha do Pião das Nicas, canção na qual o cantor voltava a deixar patente o seu lado satírico. Telefonia (Nas Ondas do Ar) era o lado B desse single.
Carlos Paião compôs canções para outros artistas, entre os quais o próprio Herman José, que viria a alcançar grande êxito com A Canção do Beijinho (1980), e Amália Rodrigues, para quem escreveu O Senhor Extra-Terrestre (1982).
Algarismos (1982), o seu primeiro LP, não obteve, no entanto, o reconhecimento desejado. Surgiu entretanto a oportunidade de participar no programa de televisão O Foguete, com António Sala e Luís Arriaga.
Em 1983, cantava ao lado de Cândida Branca Flor, com quem interpretou um dueto muito patriótico intitulado Vinho do Porto, Vinho de Portugal, que ficou em 3.º lugar no Festival RTP da canção.
Num outro programa, Hermanias (1984), Carlos Paião compôs a totalidade das músicas e letras de Serafim Saudade, personagem criada por Herman José, já então uma das figuras mais populares da televisão portuguesa.
Em 1985 concorreu ao Festival Mundial de Música Popular de Tóquio (World Popular Song Festival of Tokio), tendo a sua canção sido uma das 18 seleccionadas.
A 26 de Agosto de 1988,quando acabara de actuar num grande espectáculo em Fornos de Algodres, morre num violento acidente de automóvel. Na altura, surgiu o boato de que na ocasião de seu funeral não estaria morto, mas sim em coma, porém a violência do acidente por si nega o boato, pois a sobrevivência a este seria impossível.
Estava a preparar um novo álbum intitulado Intervalo, que acabou por ser editado em Setembro desse ano, e cujo tema de maior sucesso foi Quando as nuvens chorarem. Está sepultado em São Domingos de Rana, freguesia do concelho de Cascais.
Compositor, intérprete e instrumentista, Carlos Paião produziu mais de trezentas canções.
Em 2003 foi editado uma compilação comemorativa dos 15 anos do seu desaparecimento - Carlos Paião: Letra e Música - 15 anos depois (Valentim de Carvalho).
Em 2008, por altura da comemoração dos 20 anos do desaparecimento do músico, vários músicos e bandas reinterpretaram alguns temas do autor na edição de um álbum de tributo, "Tributo a Carlos Paião".
Fonte: Wikpédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicidade

AVISO:

Leia estas regras do blogue:

Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários, textos, proibição de divulgação de material pornográfico ou não, que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores e também divulgação racista, discriminatório, difamatórios, criminosos, ameaçadores e abusivos. Podem julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Clique aqui para consultar a política de privacidade do blogue.

Últimas Notícias |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Mais informações em: news.google.com e www.noticiasaominuto.com

Vários Sites e Blogs | Em ATUALIZAÇÃO » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Economia |» Bolsa

Citações & Poemas |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Citações

Clique aqui para ler a citação do dia

Clique aqui para ler a citação aleatória

Clique aqui para procurar as citações por temas

Clique aqui para procurar as citações por autores

Clique aqui para procurar as citações na imprensa

Pensamentos

Clique aqui para procurar os pensamentos por temas

Clique aqui para procurar os pensamentos por autores

Mais informações em: www.citador.pt, www.citacoes.org , www.frasescurtas.com.br e pensador.uol.com.br

Provérbio do Dia


Poemas do Dia

Mais informação em: www.escritas.org

OCa Multimédia »| ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Na OCa Multimédia, veja aqui as emissões online dos canais de TV & Rádio e também pode ver vídeos, fotos, ouvir música, etc.

TV & Rádio em Direto

Televisão


Portugal Música TV
NASA TV Fátima TV

Rádio

Romântica FM Rádio Tuga Team Rádio Lusa Rádio Tuga

Programas de TV & Rádio

Telenovelas & Programas - by TV Story Séries & Filmes Internacionais

Programas de

& Áudio

e Infografias

Vídeos Vídeos

mediapolis21
Maluco Beleza Tesouros da TV Portuguesa Passo a Rezar

Vídeos : www.youtube.com/andrelopesocantinhodoandre

Apresentação : Vídeo 1 / Vídeo 2 / Vídeo 3

Clique aqui para ouvir a lista de músicas: Playlist - by

Clique aqui para ver as

NOTA: Aguarde alguns segundos e feche a publicidade caso seja necessário. Se não conseguires aceder a emissão online, na categoria de TV & Rádio em Direto, podes aceder nestes tipos de sites, clique em
TV Tuga, TV a Cores, OKLiveTV,
Rádios.pt, Streema, Tunein ou Sintonizante.

OCa "Quiosque" | Revista de Imprensa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Sala de Chat


Mais informação em: xat.com

Comentários Recentes »| ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Publicações Populares »| ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt