Data e Hora | Caixa de Pesquisa | Menu » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Úteis | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Últimas Notícias | Últimas OCa | Destaques | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt







quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Freguesia da Feteira (Horta - Ilha do Faial, Açores)


Feteira é uma freguesia portuguesa do concelho da Horta, na Ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores. Ocupa uma superfíce total de 14,62 km² com 1 899 habitantes (2011). Possui uma densidade populacional de 129,9 hab/km². A freguesia conta com 1 103 eleitores inscritos (Autárquicas 2005).
A sede de freguesia, situa-se na costa Sul da ilha junto ao mar, a cerca de 5 km a Oeste da cidade da Horta. Atravessam a freguesia diversas ribeiras, nomeadamente a Ribeira da Granja e a Ribeira da Feteira, fundamentais ao longo dos séculos para a sobrevivência das populações locais e em especial para a prática da agricultura. Ligam as suas margens 5 pontes: de São Pedro, de Poceirão, da Igreja, de São Pedro (na zona baixa da freguesia) e Ponte Nova. Lajinha e Ponta Furada.

História, Monumentos e Museus

O seu topónimo terá origem no facto de nos seus terrenos se encontrarem repletos de fetos à época do povoamento. Ribeira da Granja orla costeira (Lajinha e Ponta Furada). Sede de freguesia fundada junto ao mar. parte alta.
A Igreja ao Divino Espírito Santo, com o orago ao Divino Espírito Santo, é uma das mais antigas da ilha. Desconhece o ano de sua construção, mas a sua existência é referida pela primeira vez em 30 de Junho de 1568. Gaspar Frutuoso, diz-nos que tinha "3 naves, com 5 colunas, sobre as quais está a armação de madeira e tecto de 2 capelas aos lados direito e esquerdo.
É um templo de boas proporções, tem 35 metros de comprimento, corpo principal dividido em 3 naves. A talha dourada que reveste os altares é bastante singela.
Anteriormente existia, no local, uma capela que vinha do século XV. Tem uma só torre sineira." ("Saudades da Terra", Vol. VI Cap.) Em Setembro de 1597, foi saqueada e incendiada pelos corsários ingleses.
A Ermida de São Pedro, mencionada por Gaspar Frutuoso, era situada no lugar do mesmo nome, perto da Igreja Paróquial. Devido a incúria de quem devia mandar, foi deixada desaparecer. Era local de forte devoção popular e de romaria muito concorrida em dias de festa.
A Costa da Feteira foi vigiada por fortins.
Segundo frei Diogo das Chagas, em 1643, a freguesia do Espírito Santo da Feteira tinha 721 habitantes distribuidos por 171 fogos ("Espelho Cristalino", pág. 478).

Tradições, Festas e Curiosidades

Além das festividades consagradas ao culto do Divino Espírito Santo, o orago da freguesia, destaca-se a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Realiza-se anualmente no último fim-de-semana de Agosto, sendo a festa mais concorrida de toda a freguesia.
As dificuldades económicas e sociais sentidas na ilha, mas também a insatisfação política, estiveram na base de uma sublevação dos feiteirenses, em 1862. Tudo se resolveu a contento e não houve derramamento de sangue. O pagamento de novos impostos estiveram na origem de tamanha contestação.

Economia

A Feteira é uma freguesia essencialmente rural. Documentos de 1886, dão à povoação uma produção anual de batata-doce na ordem dos 200 mil quilos. Mais tarde, a produção de laranjas e de limões tiveram também grande importância, chegando a ser exportados para o estrangeiro.
O milho e o trigo foram igualmente produzidos em grandes quantidades. A actividade pescatória também desempenhou um papel primordial na sua economia. Actualmente, vêm ganhando crescente importância a pecuária (criação de gado bovino e suíno) e a indústria de carnes.
Chegou a possuír uma cooperativa de lacticínios, o que demonstra inequivocamente a importância dessa actividade. Mais recentemente, a plantação de bananeiras já faz parte da mais recente tradição local.

Ver também

Fonte: Wikipédia

Mais informação em:
Site da Junta de Freguesia da Feteira: www.feteira.com
Página Oficial do Facebook da Feteirawww.facebook.com/jffeteira

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Publicidade

Vários Sites e Blogs | Em ATUALIZAÇÃO » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Citações & Poemas |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ler as frases, provérbiose poemas através dos links e conteúdos.

OCa Multimédia |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ver através dos links, as emissões online dos canais de TV & Rádio e também para ver vídeos, fotos, ouvir música, áudios, etc.

OCa "Quiosque" | Revista de Imprensa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para ver através dos links, a atualização das capas principais dos jornais e das revistas que fazem manchete.

Jogos OCa |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para jogar no nosso blogue através dos links e conteúdos.

Sala de Chat

REGRAS: Este espaço é proibido de usar linguagem ofensiva, grosseira, racista nem publicar material calunioso, pornográfico, publicitario, abusivo ou que invada a privalcidade de alguém.

Mais informação em: www.cbox.ws

Comentários Recentes |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Posts Populares |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt