Menu | Links | Data e Hora | Caixa de Pesquisa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt


Últimas Notícias | Últimas OCa | Destaques | Publicidade » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt





#htmlcaption1 #htmlcaption2 #htmlcaption3 #htmlcaption4 #htmlcaption5#htmlcaption6

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O Baú do Cantinho: Novela «Tieta»

Tieta (Betty Faria) e
Osnar (José Mayer)

Tieta é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990, no horário das 20 horas, totalizando 196 capítulos.
Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, e dirigida por Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho, com direção geral de Paulo Ubiratan.
Betty Faria, Reginaldo Faria, José Mayer, Yoná Magalhães, Joana Fomm, Sebastião Vasconcelos, Cassio Gabus Mendes e Armando Bógus interpretaram os papeis principais da trama, uma adaptação televisiva do romance de Jorge Amado, intitulado Tieta do Agreste, escrito em 1977.
Foi reapresentada em Vale a Pena Ver de Novo entre 19 de Setembro de 1994 a 7 de Abril de 1995 em 145 capitulos, substituindo Rainha da Sucata e antecedendo Pedra sobre Pedra.
Foi exibida em Portugal na RTP1 em 1991.

Bafo de Bode (Benvido Sequeira)
Foi reixibida pela Rede Globo dentro do programa Video Show entre 28 de Maio a 01 de Junho de 2012 em 5 capitulos, sendo que eles tinham duração de 5 á 8 minutos, foi substituida por Brega e Chique.

Sinopse: A trama inicia-se quando Tieta é escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves. Irritado com o comportamento liberal da jovem e influenciado pelas intrigas da sua outra filha, Perpétua, ele decide esquecer que é pai de Tieta e expulsa-a de casa. Humilhada e abandonada pela família, Tieta segue para São Paulo, fugindo do conservadorismo de Santana do Agreste.
Vinte e cinco anos depois, rica e exuberante, Tieta reaparece em Santana do Agreste, decidida a vingar-se da família e das pessoas que a maltrataram. No dia em que chega à cidade, está sendo rezada uma missa em sua memória e Tieta, extravagante e vestida com calças de couro justíssimas, interrompe a celebração, chamando a atenção de todos na igreja e desfazendo o mal-entendido. A ousada Tieta informa que veio para ficar e acaba mudando a rotina de todos os moradores da pequena Santana do Agreste. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, seja pela sua fortuna, seja pela sua exuberância. Para chocar ainda mais a família, Tieta envolve-se com o filho da sua rancorosa irmã Perpétua, o jovem seminarista Ricardo.
Prepétua (Joana Fomm)
Ascânio é um homem idealista que sonha com o progresso para Santana do Agreste. Contra o progresso se coloca o Capitão Dário, que deseja ver Santana do Agreste intocável. Ascânio é um homem bom, assim como o Capitão, apenas possuem visões diferentes sobre o mundo. Com o desejo de trazer o progresso à Santana do Agreste, Ascânio, então secretário do prefeito (e na realidade prefeito de fato) tenta facilitar a entrada do empreendimento de Mirko Stéfano à Santana do Agreste, sem saber que este é uma indústria altamente poluidora, que acabaria com a natureza do local. Mirko Stéfano na realidade é Arturzinho, filho do Coronel Artur da Tapitanga (prefeito no papel de Santana do Agreste), um homem inescrepuloso, que deseja ganhar dinheiro a todo custo. Para conseguir seus objetivos, chega a seduzir a inocente Tonha, madastra de Tieta, recém enviuvada e que retornou transformada de São Paulo, após anos de privações ao lado do marido, Zé Esteves.
Ascânio vive um romance com Leonora, suposta enteada de Tieta, sem saber que esta na realidade é uma garota de programa. Quando descobre se afasta da mesma, renegando-a. No final, quando ela decide trabalhar na cidade, Ascânio vê que não pode viver sem ela, o casal reata o namoro (diferente do romance de Jorge Amado, onde Ascânio não perdoa Leonora e o casal termina separado).
A história ainda conta com Imaculada, uma das "rolinhas" do prefeito da cidade, Artur da Tapitanga, que dá abrigo, alfabetização e comida à menina, em troca de favores sexuais. Porém, Imaculada sempre consegue driblar o coronel. Outra personagem feminina marcante é Carol, amante do coronel Modesto Pires, homem perigoso e capaz de tudo para não perder o seu poder. Existem ainda as interessantes personagens de Carmosina e Tonha. A primeira descobre, já adulta, o amor e o sexo, e a segunda consegue, com sacrifício, libertar-se da perversidade do seu marido, Zé Esteves, pai de Tieta. Elisa é mais um destaque na trama: em crise com o marido Timóteo, ela tem sonhos românticos com o ator Tarcísio Meira. Elisa chega a preparar um enxoval, planejando um possível encontro com seu ídolo.
Outro grande destaque da trama era a "mulher de branco", uma assombração que vaga pela cidade e ataca os homens. Por se sentirem enfeitiçados pela misteriosa mulher, eles mantêm segredo sobre a sua identidade. No final descobre-se que a mulher de Branco é Laura, mulher do Capitão do Dário, o que causa uma grave inconsistência na trama, já que em um dos ataques da Mulher de Branco, Laura tinha aparecido em cena no mesmo instante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicidade

AVISO:

Leia estas regras do blogue:

Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários, textos, proibição de divulgação de material pornográfico ou não, que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores e também divulgação racista, discriminatório, difamatórios, criminosos, ameaçadores e abusivos. Podem julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Clique aqui para consultar a política de privacidade do blogue.

Últimas Notícias |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Mais informações em: news.google.com e www.noticiasaominuto.com

Vários Sites e Blogs | Em ATUALIZAÇÃO » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Economia |» Bolsa

Citações & Poemas |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Citações

Clique aqui para ler a citação do dia

Clique aqui para ler a citação aleatória

Clique aqui para procurar as citações por temas

Clique aqui para procurar as citações por autores

Clique aqui para procurar as citações na imprensa

Pensamentos

Clique aqui para procurar os pensamentos por temas

Clique aqui para procurar os pensamentos por autores

Mais informações em: www.citador.pt, www.citacoes.org , www.frasescurtas.com.br e pensador.uol.com.br

Provérbio do Dia


Poemas do Dia

Mais informação em: www.escritas.org

OCa Multimédia »| ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Na OCa Multimédia, veja através dos links, as emissões online dos canais de
TV & Rádio e também pode ver vídeos, fotos, ouvir música, áudios, etc.

TV & Rádio em Direto

Televisão


TV Fátima Portugal Música TV

Rádio

Romântica FM Rádio Tuga Team Rádio Lusa Rádio Tuga

Programas de TV & Rádio

Telenovelas & Programas - by TV Story Séries & Filmes Internacionais

Programas de

& Áudios

& Infografias

Vídeos Vídeos

mediapolis21
Enciclopédia TV Maluco Beleza Tesouros da TV Portuguesa Passo a Rezar

Vídeos : www.youtube.com/andrelopesocantinhodoandre

Apresentação : Vídeo 1 / Vídeo 2 / Vídeo 3

Clique aqui para ouvir a lista de músicas: Playlist - by

Clique aqui para ver as

NOTA: Na categoria de TV & Rádio em Direto, a transmissão de conteúdos online dos canais não são
da responsabilidade do nosso blogue.


Se não conseguires aceder a emissão online, podes aceder estes tipos de sites, clique em TV Tuga,
TV a Cores, OkLiveTV, TVGente, TelePortugal, Rádios.pt, Streema, Tunein ou Sintonizante.

Sala de Chat


Mais informação em: xat.com

Comentários Recentes »| ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Publicações Populares »| ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt