Menu | Links | Data e Hora | Caixa de Pesquisa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt


Últimas Notícias | Últimas OCa | Destaques | Publicidade » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt





#htmlcaption1 #htmlcaption2 #htmlcaption3 #htmlcaption4 #htmlcaption5

domingo, 30 de junho de 2013

O Baú do Cantinho: Novela «Roque Santeiro»

Roque Santeiro foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986 tendo 209 capítulos. Foi escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, se baseando no original do próprio Dias Gomes, a peça de teatro O Berço do Herói, com a colaboração de Marcílio Moraes e Joaquin Assis, e pesquisa de texto de Lilian Garcia. Foi dirigida por Gonzaga Blota, Paulo Ubiratan, Marcos Paulo e Jayme Monjardim, com a direção geral de Paulo Ubiratan e gerência de produção de Carlos Henrique de Cerqueira Leite.

Esta novela foi exbida em Portugal na RTP1, entre 12 de outubro de 1987 a 03 de agosto de 1988.

Contou com Regina Duarte, Lima Duarte, Lídia Brondi, Yoná Magalhães, Paulo Gracindo, Armando Bógus, Eloísa Mafalda, Lucinha Lins, Ary Fontoura, Cláudio Cavalcanti, Maurício Mattar, Ruy Resende, Cássia Kiss, Fábio Jr. e José Wilker nos papéis principais da trama.

Sinozinho Malta (Lima Duarte),
Porcina (Regina Duarte) e 
Roque Santero (José Wilker)
A novela foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, de 1 de julho de 1991 a 3 de janeiro de 1992, e reprisada novamente, entre 11 de dezembro de 2000 a 29 de junho de 2001, num compacto de 145 capítulos. Foi reapresentada pela terceira vez pelo canal brasileiro de televisão à cabo Canal Viva, entre 18 de julho de 2011 a 4 de maio de 2012.
Zé das Medalhas (Armando Bógus)
Sinpose: A novela gira em torno da fictícia cidade de Asa Branca, em algum lugar que reúne características e personagens de diversas regiões do Brasil. A cidade vive em torno do mito de Roque Santeiro (José Wilker), um coroinha e jovem escultor, famoso por esculpir imagens de santos de barro, que teria morrido numa batalha para defender à cidade dos cangaceiros liderados pelo Navalhada (Oswaldo Loureiro), um perigoso bandido que invadiu a cidade. Roque, após a batalha, foi transformado num herói pelo povo, que atribui milagres à sua imagem, algumas pessoas buscavam até sua canonização. A fama do mito se expande e a cidade cresce com o turismo, cujo foco é mesmo o mito "Roque Santeiro" e, ao mesmo tempo, desperta o interesse de muitos que se aproveitaram do mito para lucrar. Só que, para o desespero dos poderosos da cidade, Roque está vivo, pois não havia morrido em batalha alguma e, o pior, está voltando para a cidade, após 17 anos, ameaçando pôr um fim ao falso mito, prejudicando os interesses de todos os beneficiários da mentira, e também poria em risco a sustentação da cidade.
Personagens principais do Roque Santeiro
O professor Astromar aterrorizou na
novela na pele de um lobisomem.
Os representantes das forças políticas, religiosas e econômicas de Asa Branca se dividem entre os que defendem que a verdade deve ser revelada e os que querem manter a farsa do mito, porque precisam dele para sobreviver. Entre os que se sentem ameaçados com a volta de Roque estão o conservador padre Hipólito (Paulo Gracindo), o prefeito Florindo Abelha (Ary Fontoura), o comerciante Zé das Medalhas (Armando Bógus) – principal explorador da imagem do santo – e o poderoso fazendeiro Sinhozinho Malta (Lima Duarte), que mantém um caso com a fogosa e extravagante Porcina (Regina Duarte), e vê seu relacionamento ameaçado com a chegada de Roque à cidade, que formam o principal triângulo amoroso da novela. Porcina, incentivada por Sinhozinho, se apresenta na cidade como a viúva de Roque Santeiro, embora ele nunca tivesse sido casado e, muito menos, conhecido ela, por isso, ela ficou conhecida na cidade como "a que foi sem nunca ter sido".

O retorno de Roque à cidade atinge a vida de outra personagem: Mocinha (Lucinha Lins), sua verdadeira noiva, antes da invasão de Navalhada à cidade. Ela nunca se conformou com o desaparecimento dele e se manteve virgem a espera dele, para enfim se casar, mesmo pensando que ele estivesse morto e, por isso, ficando conhecida na cidade como "a viúva virgem". Mocinha sente raiva e ódio de Porcina, por ela ter sido supostamente casada com Roque. Mocinha, ao revê-lo, além de reacender a paixão por ele, finalmente se entrega, liberando sua sexualidade reprimida. Mas a personagem enlouquece ao término da história, perambulando pela cidade vestida de noiva.
À frente dos que desejam revelar a verdade ao povo de Asa Branca está padre Albano (Cláudio Cavalcanti), o "Padre Vermelho", que faz o contraponto com padre Hipólito. Por meio deste personagem, a novela abordou um tema em voga na época, a divisão da Igreja Católica entre os tradicionalistas e os adeptos da Teologia da libertação. Progressista, padre Albano luta a favor dos trabalhadores da cidade e faz de tudo para revelar que o mito de Roque Santeiro não passa de uma farsa.
A chegada de Matilde (Yoná Magalhães) à cidade, também causa grande movimentação entre seus habitantes. Velha amiga de Sinhozinho Malta, ela abre na cidade a "boate Sexus", e traz do Rio de Janeiro duas sensuais dançarinas: Ninon (Cláudia Raia) e Rosaly (Isis de Oliveira). O trio de mulheres enfrenta a oposição do padre Hipólito e das beatas da cidade, lideradas por Dona Pombinha (Eloísa Mafalda), a esposa do prefeito Flô e mãe Mocinha. Matilde, ainda constrói na cidade, o mais famoso dos quatro hotéis da cidade, a "Pousada do Sossego".
Lulu (Cássia Kiss), a menina que diz ter visto Roque Santeiro, depois de morto, fato que modificou inteiramente sua vida. Muitos achavam que ela deveria se dedicar à religião e entrar para um convento, mas Lulu acabou se casando com o comerciante Zé das Medalhas, e vive reprimida pelo marido. Obrigada a ficar em casa como uma prisioneira, cuidando dos filhos e sufocada com tamanha opressão, Lulu decide dar uma reviravolta em sua vida, envolvendo-se com Ronaldo César (Othon Bastos), ex-marido de Matilde, que aparece na cidade para explorar a ex-mulher.
Também chega à cidade a equipe de filmagem comandada por Gerson do Valle (Ewerton de Castro), o cineasta que vai filmar "A saga de Roque Santeiro". O filme tem como astros principais a atriz Linda Bastos (Patrícia Pillar), por quem Gerson está apaixonado, ela é casada com o ciumento Tito Moreira França (Luiz Armando Queiroz); e pelo mulherengo Roberto Mathias (Fábio Jr.), protagonista no filme, que se envolvera, ao mesmo tempo, com Porcina e Tânia (Lídia Brondi), filha de Sinhozinho Malta e enteada de Porcina.
Enquanto isso, um mistério desperta a curiosidade da população de Asa Branca: quem é o lobisomem que aparece nas noites de lua cheia e ataca as mulheres da cidade? O principal suspeito é o professor Astromar Junqueira (Rui Resende) pelo seu jeito misterioso e um tanto sombrio, e ele é apaixonado por Mocinha. No capítulo final, o telespectador descobre que o professor é realmente o lobisomem.
No capítulo final da novela, Roque Santeiro, após muitas tensões e reviravoltas, finalmente concorda em deixar à cidade, desistindo de revelar para todo à verdade por trás do falso mito, e o povo da cidade segue acreditando no santo herói. A dúvida sobre com quem Porcina vai ficar perdura até a última cena, que lembra o grande clássico Casablanca, filme de 1942, ela indecisa se deva embarcar no avião com Roque, ou continuar com Sinhozinho Malta. Porcina opta por permanecer ao lado de Sinhozinho, e os dois terminam acenando para Roque, que enfim deixa à cidade, para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicidade

AVISO:

Leia estas regras do blogue:

Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários, textos, proibição de divulgação de material pornográfico ou não, que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores e também divulgação racista, discriminatório, difamatórios, criminosos, ameaçadores e abusivos. Podem julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Clique aqui para consultar a política de privacidade do blogue.

Últimas Notícias |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Mais informações em: news.google.com e www.noticiasaominuto.com

Vários Sites e Blogs | Em ATUALIZAÇÃO » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Economia |» Bolsa

Citações & Poemas |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Citações

Clique aqui para ler a citação do dia

Clique aqui para ler a citação aleatória

Clique aqui para procurar as citações por temas

Clique aqui para procurar as citações por autores

Clique aqui para procurar as citações na imprensa

Pensamentos

Clique aqui para procurar os pensamentos por temas

Clique aqui para procurar os pensamentos por autores

Mais informações em: www.citador.pt, www.citacoes.org , www.frasescurtas.com.br e pensador.uol.com.br

Provérbio do Dia


Poemas do Dia

Mais informação em: www.escritas.org

OCa Multimédia »| ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Na OCa Multimédia, veja através dos links, as emissões online dos canais de
TV & Rádio e também pode ver vídeos, fotos, ouvir música, áudios, etc.

TV & Rádio em Direto

Televisão




TV Fátima Portugal Música TV

Rádio

Romântica FM Rádio Tuga Team Rádio Lusa Rádio Tuga

Programas de TV & Rádio

Telenovelas & Programas - by TV Story Séries & Filmes Internacionais

Programas de

& Áudios

& Infografias

Vídeos Vídeos

mediapolis21
Enciclopédia TV Maluco Beleza Tesouros da TV Portuguesa Passo a Rezar

Vídeos : www.youtube.com/andrelopesocantinhodoandre

Apresentação : Vídeo 1 / Vídeo 2 / Vídeo 3

Clique aqui para ouvir a lista de músicas: Playlist - by

Clique aqui para ver as

NOTA: Na categoria de TV & Rádio em Direto, a transmissão de conteúdos online dos canais não são
da responsabilidade do nosso blogue.


Se não conseguires aceder a emissão online, podes aceder estes tipos de sites, clique em TV Tuga,
TVfree, OkLiveTV, TVGente, TelePortugal, Rádios.pt, Radioonline, Streema, Tunein ou Sintonizante.

Sala de Chat

REGRAS: Este espaço é proibido de usar linguagem ofensiva, grosseira, racista nem publicar
material calunioso, pornográfico, publicitario, abusivo ou que invada a privalcidade de alguém.

Mais informação em: www.cbox.ws

Comentários Recentes »| ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Publicações Populares »| ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt