Data e Hora | Caixa de Pesquisa | Menu » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Úteis | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Últimas Notícias | Últimas OCa | Destaques | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt







quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Mundo católico despede-se de Bento XVI

O papa Bento XVI resigna hoje, terminando um pontificado marcado por uma diminuição das vocações, escândalos de pedofilia e de fuga de documentos confidenciais.

O fim do pontificado de Bento XVI terminará sem qualquer cerimónia, depois de saudar os cardeais que estiverem em Roma, ao final da manhã, no palácio apostólico.
Às 16:00, Bento XVI parte de helicóptero para o palácio apostólico de Castel Gandolfo, 25 quilómetros a sul de Roma.

O último ato público do papa vai acontecer pelas 16:30, com uma saudação à população a partir da varanda central de Castel Gandolfo, propriedade do Vaticano e residência de verão dos papas, onde ficará nos dois meses seguintes.
No final do período de dois meses, Joseph Ratzinger - que passará a ter o título de "Sua santidade Bento XVI, papa emérito" - regressa ao Vaticano, para residir num mosteiro, dentro das muralhas do pequeno Estado, atualmente a ser renovado, de acordo com o porta-voz padre Federico Lombardi.
Assim que a resignação de Bento XVI for efetiva, entra-se no período de "Sé apostólica vacante", que vigora entre a morte/renúncia e a eleição do novo papa.
A partir de sexta-feira, os cardeais vão reunir-se em "congregações" para identificar as prioridades da Igreja e selecionar os candidatos a papa.
Até aqui e de acordo com a constituição apostólica ("Universi Dominici Gregis", assinada por João Paulo II, em 1996), o conclave dos cardeais eleitores (com menos de 80 anos) não podia começar antes de 15 de março, mas depois do "motu proprio" publicado na segunda-feira por Bento XVI os cardeais podem decidir, por meio de voto, antecipar o conclave para permitir ao novo papa uma melhor preparação para a Páscoa, a 31 de março, uma celebração muito importante para 1,2 mil milhões de católicos.
A 11 de fevereiro, Bento XVI anunciou a resignação, devido "à idade avançada".
O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Publicidade

Vários Sites e Blogs | Em ATUALIZAÇÃO » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Citações & Poemas |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ler as frases, provérbiose poemas através dos links e conteúdos.

OCa Multimédia |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ver através dos links, as emissões online dos canais de TV & Rádio e também para ver vídeos, fotos, ouvir música, áudios, etc.

OCa "Quiosque" | Revista de Imprensa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para ver através dos links, a atualização das capas principais dos jornais e das revistas que fazem manchete.

Jogos OCa |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para jogar no nosso blogue através dos links e conteúdos.

Sala de Chat

REGRAS: Este espaço é proibido de usar linguagem ofensiva, grosseira, racista nem publicar material calunioso, pornográfico, publicitario, abusivo ou que invada a privalcidade de alguém.

Mais informação em: www.cbox.ws

Comentários Recentes |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Posts Populares |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt