Data e Hora | Caixa de Pesquisa | Menu » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Úteis | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Últimas Notícias | Últimas OCa | Destaques | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt





#htmlcaption1 #htmlcaption2 #htmlcaption3#htmlcaption4 #htmlcaption5


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Baú do Cantinho: Novela «Passerelle»

Passerelle foi uma telenovela portuguesa transmitida pela RTP entre 4 de Outubro de 1988 e 17 de Março de 1989, pelas 20:30h da noite. Foi várias vezes posta em reposição na RTP Memória. Uma delas foi entre 19 de Maio e 12 de Agosto de 2011.

Sinopse: Descrita pelas autoras como “a história de duas irmãs que seguem caminhos diferentes”, Passerelle mostra-nos o agregado familiar de Luís Cardoso (Filipe Ferrer), casado com Maria do Carmo (Carmen Dolores), uma mulher submissa e acomodada que vive para as lides domésticas. O casal tem dois filhos: Gil (Paulo Trindade), estudante de Arquitectura, e Catarina (Ana Padrão), cujo sonho é ser modelo.
Com eles mora também Isabel (Maria David), a irmã solteirona de Maria do Carmo, que é professora primária. Isabel envolve-se com Vasco (Carlos Daniel), pai de Ritinha (Inês Vaquinhas), uma das suas alunas. Mas a ex-mulher dele, Ana Rita (Guida Maria), faz de tudo para atrapalhar a felicidade do casal.
Cardoso é um homem “à antiga” e, como tal, é-lhe perfeitamente natural ter uma relação extraconjugal com Célia (Florbela Queiroz), uma mulher com pêlos nas ventas e que faz dele gato-sapato.
Outra família central é a de André Guimarães (Alexandre de Sousa), dono de uma fábrica de confecções. André enviuvou muito cedo e a sua filha Rosarinho (Julie Sergeant) foi criada com a ajuda da governanta Amélia (Manuela Maria). Esta não resiste aos galanteios do contabilista da fábrica, o senhor Teixeira (Armando Cortez), a quem considera “um homem muito fino”. Rosarinho namora com Gil, mas o romance fica atribulado com a chegada da prima Céu (Helena Isabel), cujo principal passatempo é semear intrigas no seio da família.

Num passado recente, André teve um caso com Wanda (Manuela Carlos), uma manequim ambiciosa que está disposta a tudo para se vingar, depois de ter sido dispensada pelo empresário. Acaba por se unir a Tó Gonzaga (Virgílio Castelo), um concorrente de André, que envolve Teixeira nas suas jigajogas.
No decorrer da trama, ficamos a saber que André tivera também um romance com Isabel, a quem abandonara grávida. Presentemente, André envolve-se com Catarina, o que causa alguma perturbação a Maria do Carmo e, naturalmente, a Isabel. A relação acaba por não vingar e André termina junto da sua fiel assessora Marta (Lídia Franco).
No último capítulo, assistimos à tão esperada união entre Gil e Rosarinho. Por sua vez, Isabel, que se julgava incapaz de engravidar, espera agora um filho de Vasco, formando com ele e Ritinha uma família feliz…

Videos & Curiosidades
  • Escrita por Rosa Lobato de Faria e Ana Zanatti, Passerelle foi uma das telenovelas de maior sucesso na RTP. Com 120 episódios o seu objetivo, segundo as autoras era "mostrar as coisas bonitas de Portugal, não só na Moda como também na Culinária e no Turismo".
  • Lídia Franco mostrou-se descontente com o papel de Marta. No final da novela, questionada sobre a sua personagem, limitou-se a responder que "vestia-se muito bem".
  • Se na novela André Guimarães e Wanda não se suportavam, bem diferente era a situação na vida real, já que Alexandre de Sousa e Manuela Carlos eram e são casados até hoje.
  • Tony de Matos, o famoso cantor romântico que interpretava o Sr. Monteiro, chefe de Catarina (Ana Padrão), faleceu em Junho de 1989, poucos meses após o término da novela.
  • A menina Ritinha foi vivida por Inês Vaquinhas, sobrinha de Guida Maria (sua mãe na novela). A pequena intérprete confessou à revista Maria não gostar de Nuno Teixeira, o realizador. Porquê? "Porque é um chato. Obriga-me a decorar muita coisa e não me deixa tossir"…
  • Esta telenovela substituiu em horário nobre a telenovela Roque Santeiro da Rede Globo na RTP em 1988.
  • Passerelle foi reposta nas manhãs da RTP 1, de 27/01 a 04/07/1992. Também teve reposições na RTP África (entre 20/02 e 16/05/2002) e na RTP Memória (entre 28/11/2005 e 24/02/2006).
Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Publicidade

Vários Sites e Blogs | Em ATUALIZAÇÃO » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Citações & Poemas |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ler as frases, provérbiose poemas através dos links e conteúdos.

OCa Multimédia |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ver através dos links, as emissões online dos canais de TV & Rádio e também para ver vídeos, fotos, ouvir música, áudios, etc.

OCa "Quiosque" | Revista de Imprensa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para ver através dos links, a atualização das capas principais dos jornais e das revistas que fazem manchete.

Jogos OCa |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para jogar no nosso blogue através dos links e conteúdos.

Sala de Chat

REGRAS: Este espaço é proibido de usar linguagem ofensiva, grosseira, racista nem publicar material calunioso, pornográfico, publicitario, abusivo ou que invada a privalcidade de alguém.

Mais informação em: www.cbox.ws

Comentários Recentes |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Posts Populares |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt