Data e Hora | Caixa de Pesquisa | Menu » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Úteis | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Últimas Notícias | Últimas OCa | Destaques | » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt







quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Baú do Cantinho: «Dartacão e os Três Moscãoteiros»

Dartacão faz precisamente 30 anos, O Cantinho do André recorda esta personagem de desenho animado imortal, encantou gerações na década de 80 e na de 90, sendo que aquando da sua transmissão recente no Canal Panda e no dsney Channel conquistou mais uma geração de crianças, que não conseguem resistir às aventuras deste corajoso Moscãoteiro e ficam fascinadas com todo o seu universo. A série passou por cá pela primeira vez em 1982, aos sábados de manhã na RTP1, mas o sucesso foi tanto que ela foi repetida por diversas vezes no canal estatal apanhando assim uma panóplia de gerações. A que eu me recordo de ver deve ter sido por 1986/88, e era transmitida da parte da tarde no Canal 1 existindo depois um hiato até ela ser repetida de novo pela TVI a meio da década de 90, em 1995, e como em todas as outras encarnações foi um sucesso absoluto.

Era mais uma série com a chancela da Espanhola BRB Internacional, um dos logótipos que mais víamos nos desenhos animados, em colaboração com a Japonesa Nippon Animation criando 26 episódios que nos mostravam de uma forma peculiar um dos romances mais famosos de Alexandre Dumas. E apesar dos protagonistas serem representados como cães, a adaptação é bastante fiel (não obstante o nome da amada ser Julieta em vez de Constance) e aprendíamos ali muito do livro não ficando depois desiludidos quando o líamos pela primeira vez.

O genérico desta série é mítico, ficou gravado na nossa mente e todos o sabemos cantar de cor e salteado, e antes sequer da aventura começar já estávamos todos eléctricos a cantarolar o mesmo e a vibrarmos com o que aí vinha. Era uma música rápida, animada e com uma letra que descrevia o espírito do livro e do desenho animado, ou seja, a amizade que unia os 3 Mosqueteiros e a paixão que ele nutria pela Julieta.

Dartacão (D'artagnan) tinha a voz de João Lourenço, e era um jovem destemido sem medo de nada que parte à aventura com o seu cavalo Rofty e que depois cria amizade com um pequeno rato medroso chamado Pom (João Perry).

Mordos, Dogos e Arãomis (Athos, Porthos e Aramis), que eram respectivamente João Perry, Antonio Montez e Manuel Cavaco, formavam a guarda de elite do Rei, e eram os mais famosos dos Moscãoteiros e cada um tinha uma característica que o destacava. Um era mais inteligente, outro era muito forte e outro muito sensível e delicado, em conjunto com Dartacão ajudavam a defender o rei contra os esquemas do Cardeal.

A Julieta (Constance), era a aia da Rainha e por quem Dartacão se apaixona loucamente e quem ela retribui e é ocasionalmente uma aliada contra os esquemas dos dois grandes vilões da série. iIsabel Ribas dava a voz a esta personagem.

Cardeal Richelião e Milady eram os 2 grandes vilões desta primeira série, sempre em esquemas elaborados com vias de destronar o rei e de prejudicar os Moscãoteiros. Tinham a voz de Antonio Montez e Maria Emília Correia.

Música e Letra do Genérico

Eram uma vez os três
Os famosos moscãoteiros
Do pequeno Dartacão
Tão bons companheiros

Os melhores amigos são
Os três moscãoteiros
Quando em aventuras vão
São sempre os primeiros

Quando eles vão combater
Já não há rival algum
O seu lema é um por todos
E todos por um

O amor de Julieta
É o Dartacão
E ela é a predilecta
Do seu coração

Dartacão, Dartacão
Correndo grandes perigos
Dartacão, Dartacão
Perseguem os bandidos
Dartacão, Dartacão
E os três moscãoteiros longe
Vão chegar

Dartacão, Dartacão
És tu e os teus amigos
Dartacão, Dartacão
Em jogos divertidos
Dartacão, Dartacão
Vocês são moscãoteiros
A lutar

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Publicidade

Vários Sites e Blogs | Em ATUALIZAÇÃO » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Citações & Poemas |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ler as frases, provérbiose poemas através dos links e conteúdos.

OCa Multimédia |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clica nesta imagem para ver através dos links, as emissões online dos canais de TV & Rádio e também para ver vídeos, fotos, ouvir música, áudios, etc.

OCa "Quiosque" | Revista de Imprensa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para ver através dos links, a atualização das capas principais dos jornais e das revistas que fazem manchete.

Jogos OCa |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Clique nesta imagem para jogar no nosso blogue através dos links e conteúdos.

Sala de Chat

REGRAS: Este espaço é proibido de usar linguagem ofensiva, grosseira, racista nem publicar material calunioso, pornográfico, publicitario, abusivo ou que invada a privalcidade de alguém.

Mais informação em: www.cbox.ws

Comentários Recentes |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

Posts Populares |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt