Menu | Links | Data e Hora | Caixa de Pesquisa » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt


Últimas Notícias | Últimas OCa | Destaques | Publicidade » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt




#htmlcaption1 #htmlcaption2 #htmlcaption3 #htmlcaption4 #htmlcaption5 #htmlcaption6

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Baú do Cantinho: Novela «Ninguém Como Tu»?!

Ninguém como Tu foi uma telenovela portuguesa transmitida na TVI entre 3 de Abril e 20 de Dezembro de 2005. É da autoria de Rui Vilhena e contou com 199 episódios.

Sinopse: No primeiro episódio desta história, os personagens são-nos apresentados em três acontecimentos de grande suspense: um casamento que está na iminência de não se realizar, um desfalque e o desaparecimento de uma criança.
Luíza Albuquerque (Alexandra Lencastre) está a braços com a preparação do casamento da sua filha Teresa Albuquerque (Benedita Pereira). A noiva não está muito convencida do passo que vai dar e nas vésperas da cerimónia conhece Miguel Rosa (José Fidalgo). Este salva-a de um conflito em pleno aeroporto quando Teresa vai buscar a sua irmã Isabel Albuquerque (Liliana Santos), vinda de Nova Iorque para o casamento. Teresa apaixona-se por Miguel mas põe o amor dos dois nas mãos do destino: se não voltarem a encontrar-se até ao dia seguinte, cada um seguirá a sua vida.

Alexandra Lencastre interpretou
uma da melhores vilãs de sempre,
a eterna Luíza Alburqueque
No dia do casamento, enquanto Teresa se debate com a dúvida da decisão que tem que tomar, a família Albuquerque é assombrada pela notícia de que a empresa de Mário Albuquerque (Vítor Norte) sofreu um desfalque feito pelo seu director financeiro e pela sua secretária Leonor Esteves (São José Correia), deixando-os na miséria. Luíza vê-se, assim, entre uma filha que não quer casar com um homem rico e um marido na falência. O destino dos Albuquerque fica nas mãos de Teresa.
Luíza e as suas duas irmãs, Júlia Gaspar dos Santos (Dalila Carmo) e Dulce Paredes da Silva (Manuela Couto), filhas de Luciano Gaspar dos Santos (Sinde Filipe) e Milú Gaspar dos Santos (Rosa Lobato de Faria), têm uma relação pouco próxima e tensa, ponto de partida para os grandes conflitos familiares.
No primeiro episódio, Luíza vai ainda ao encontro de outra situação familiar. Jaime Gaspar dos Santos (João Pedro Cary), filho adoptivo de Júlia, desaparece sem deixar rasto, deixando todos desesperados. Luíza não se mostra muito preocupada, pois o casamento da filha é a sua única prioridade. A procura de Jaime faz com que Luíza e Pedro Paredes da Silva (Ricardo Carriço), seu cunhado, casado com Dulce, se encontrem e fiquem sozinhos por momentos ao fim de muitos anos, despertando o grande amor adormecido que os une desde sempre. Dulce e Pedro têm dois filhos, Ana Paredes da Silva (Márcia Leal), que esconde também um segredo do seu passado, e João Paredes da Silva (Frederico Barata), um jovem à descoberta da sua sexualidade.
Teresa acaba por fugir do casamento, passando a ser uma noiva em fuga, em busca do amor. Acaba por se perder entre o Restelo e Almada e vai parar a casa de Alexandre Costa (Joaquim Horta), um cartomante cheio de boa disposição. Este é filho de Conceição Costa (Lia Gama), uma senhora religiosa que vive bem com a orientação sexual do filho, mas a quem não agrada a presença do tarot em sua casa. Com eles virá morar Henrique Arvana (Guilherme Barroso), sobrinho de Conceição, que vem para Lisboa estudar Medicina. Pelos menos, é o que todos pensam, já que Henrique esconde um segredo surpreendente.
Alexandre e Conceição são vizinhos de Júlia. No mesmo prédio vivem Paula Duarte (Vera Alves) e Frederico Duarte (António Pedro Cerdeira), um casal tradicional que não aparenta grandes complicações. No entanto, o temperamento machista de Frederico será o cerne de problemas. Juntos têm um filho, Guilherme Duarte (João Secundino), amigo de Jaime e o grande cúmplice na fuga deste. Eugénia Macieira (Márcia Breia), mãe de Paula, deixa a vila onde vive e vem para a cidade ajudar a sua filha, entrando em contacto com um mundo novo, que lhe faz confusão em quase todos os detalhes.
Beatriz Paiva Calado (Suzana Borges) é casada com António Paiva Calado (Nuno Homem de Sá) e mãe de dois filhos, Nuno Paiva Calado (Alexandre Ferreira) e Inês Paiva Calado (Maria João Falcão), uma jovem cleptomaníaca. Beatriz, amiga de Luíza, não é uma mulher feliz devido às sucessivas traições de António. Quem apoiará Beatriz em todas estas situações por que passará é o seu cunhado, Gabriel Paiva Calado (Pedro Lima), um cirurgião plástico, viúvo e com uma filha, Carmo Paiva Calado (Patrícia Franco) que tudo faz para arranjar uma namorada ao pai.
No dia 20 de Dezembro de 2005 (último capítulo) foi revelada Guida Martins (Sofia Aparício), a melhor amiga de Luíza, por interesse, como sendo a assassina de António. A novela acaba com um desfecho no mínimo perturbante - morre Luíza Albuquerque. A cena final contém um misto de drama e transcendência quando se assiste à libertação corporal de Luíza, levada deste mundo pela mãe, Milú, falecida a meio da trama, num acidente rodoviário.

Ver Elenco»
Vídeos e Curiosidades

Tema do Genérico: João Pedro Pais - Não Há Ninguém Como Tu



  • Luiza teve um desfecho trágico no enredo: morreu com um aneurisma que lhe tinha sido diagnosticado. Ainda hoje, a personagem Luiza Albuquerque é uma referência entre os vilões da ficção portuguesa para muita gente.




  • Há quem considere que Luiza Albuquerque deve ser considerada uma anti-heroína e não uma vilã. Ao longo da trama ficou explicito que Luiza ajudou a família sempre que pôde e muitos dos seus esquemas traziam beneficios às suas vitimas.
  • A novela foi premiada, em Outubro de 2005, com o Prémio Arco-íris, da Associação ILGA Portugal, pelo seu contributo na luta contra a discriminação e homofobia.
  • A personagem Júlia foi inicialmente proposta a Sofia Alves, porém, a actriz recusou o papel, que foi entregue a Dalila Carmo. O mesmo aconteceu com a personagem Miguel, recusada pelo actor Pedro Granger, sendo então entregue a José Fidalgo.
  • Destaque também para São José Correia como a emergente Leonor, Maria João Falcão como a cleptomaníaca e conflituosa Inês e Sofia de Portugal no papel da impostora Glória, que juntamente com o seu marido (Lourenço Henriques), faziam-se passar por um casal de milionários, armando os maiores esquemas para pertencer ao jet-set português. A sua personagem teve enorme brilho, conseguindo "roubar a cena", devido à carga cómica, porém, por motivos profissionais ou de roteiro, acabou por sair a meio da novela, não permanecendo até ao final.
  • As gravações dos primeiros episódios acabaram por ser repetidas. Erros técnicos levaram a NBP a refazer tudo e alguns papéis foram alterados. José Fidalgo e Alexandre Ferreira trocaram entre si os papéis inicialmente previstos.

  • Grande parte das audiências deveram-se também ao mistério à volta do assassinato de António Paiva Calado, personagem de Nuno Homem de Sá, encontrado morto com uma bala na cabeça. Grande parte das personagens eram suspeitos: Luiza, Gabriel, Mário, Beatriz, Leonor, Frederico, Pedro, Paula, Júlia, Tiago, Alexandre, , Inês, Nuno, Teresa, Lurdes e Carla. Em agosto, descobriu-se que tinha alvejado António, obrigando-o a simular o suicídio, para ficar com parte dos seus bens e passar a viver na mansão com a esposa, Glória. Porém, revelou-se que António havia sido envenenado (com veneno de escorpião) e portanto morto antes de levar o tiro, o que leva o caso ao verdadeiro assassino. A pergunta ao mistério Quem matou o António? ficou nas bocas do público até ao último e derradeiro episódio, onde, após uma confusa troca de copos durante a festa (havendo um que estava envenenado), se descobre que Guida (Sofia Aparício) foi a responsável pelo crime.

    Suspeitos da morte de António Paiva Calado

    - Luiza - cansada dos desaforos do novo marido, seria a principal beneficiária da morte deste. Com o marido morto, poderia ter dinheiro para tudo o que quisesse e tornar-se-ia uma mulher rica. Torna-se a culpada mais óbvia.;
    - Gabriel - manteve sempre uma relação conflituosa com o irmão, que o acusou de ter levado a sua mulher ao suicídio;
    - Mário - viu-se obrigado a vender a sua mansão a António, que também atentou contra a sua empresa, para além de ter casado com a sua ex-mulher;
    - Beatriz - foi constantemente humilhada pelo ex-marido, durante o casamento e após o divórcio. Viu a sua nova empresa destruída por ele;
    - Leonor - uma das inúmeras amantes de António, mas nunca a preferida;
    - Frederico - sempre nutriu um enorme despeito pelo patrão, que lhe negou uma promoção na carreira e tentou ainda seduzir a sua mulher;
    - Pedro - matar António seria criar uma oportunidade para finalmente ficar com Luiza;
    - Paula - assediada várias vezes pelo patrão, logo após ter sido promovida na empresa;
    - Júlia - chantageada por António, que ameaçou denunciar a adopção ilegal de Jaime, caso Júlia continuasse a pressionar Luiza por dinheiro;
    - Tiago - soube que a namorada Júlia estava a ser vítima de uma grave chantagem por António;
    - Alexandre - não aparenta motivos de vingança, nem tão pouco benefícios financeiros com a morte do ex-patrão, mas esteve sempre ausente nas horas suspeitas;
    - José - era pobre e vivia no desejo de conseguir para si a vida e o dinheiro de alguém como António; queria ainda conquistar a admiração da mulher, Glória;
    - Inês - sempre foi vingativa e as suas maiores frustrações, como a cleptomania, tinham origem nos tristes e pouco discretos episódios de traição do pai;
    - Nuno - apoiante incondicional da mãe, mostrou que já não via em António um pai, mas sim um alvo a evitar;
    - Teresa - António era a raiz de uma série de tensões na sua vida, nomeadamente quando atenta contra a sua agência de viagens;
    - Glória - matar António significaria ganhar um atalho para a sua ascensão social, nomeadamente porque seria mais fácil aproveitar-se de Luíza e conseguir mudar-se para a mansão;
    - Lurdes - está acima de todas as suspeitas, como qualquer empregada doméstica, e nunca foi respeitada pelo patrão; mais do que qualquer outra personagem, tinha o meio e a oportunidade;
    Carla - António era simplesmente um patrão desagradável e é, por norma, a secretária quem mais o sente na pele.
    • Em Agosto, descobriu-se que José tinha alvejado António, obrigando-o a simular o suicídio, para ficar com parte dos seus bens e extorquir Luiza, uma vez que tinha uma gravação em que a socialite diz desejar a morte de António. Porém, revelou-se que António havia sido envenenado antes do tiro (com veneno de escorpião), o que leva o caso ao verdadeiro assassino. A pergunta ao mistério "Quem matou António?" ficou nas bocas do público até ao último e derradeiro episódio, onde, após uma confusa troca de copos durante a festa (havendo um que estava envenenado), se descobre que Guida (Sofia Aparício) foi a responsável pelo crime.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Publicidade

    AVISO:

    Leia estas regras do blogue:

    Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários, textos, proibição de divulgação de material pornográfico ou não, que incentive a pedofilia e/ou a exploração de menores e também divulgação racista, discriminatório, difamatórios, criminosos, ameaçadores e abusivos. Podem julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

    Clique aqui para consultar a política de privacidade do blogue >>

    Últimas Notícias |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

    Mais informações em: news.google.com e www.noticiasaominuto.com

    Vários Sites e Blogs | Em ATUALIZAÇÃO » ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

    Economia |» Bolsa

    Citações & Poemas |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

    Citações

    Clique aqui para ler a citação do dia >>

    Clique aqui para ler a citação aleatória >>

    Clique aqui para procurar as citações por temas >>

    Clique aqui para procurar as citações por autores >>

    Clique aqui para procurar as citações na imprensa >>

    Pensamentos

    Clique aqui para procurar os pensamentos por temas >>

    Clique aqui para procurar os pensamentos por autores >>

    Mais informações em: www.citador.pt, www.citacoes.org , www.frasescurtas.com.br e pensador.uol.com.br

    Provérbio do Dia


    Poemas do Dia

    Mais informação em: www.escritas.org

    OCa Multimédia |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt

    Na OCa Multimédia, veja através dos links, as emissões online dos canais de
    TV & Rádio e também pode ver vídeos, fotos, ouvir música, áudios, etc.

    TV & Rádio em Direto

    Televisão

    Portugal Música TV
    Outros Canais de TV >>

    Rádio

    Romântica FM Rádio Tuga Team Rádio Lusa Rádio Tuga

    Programas de TV & Rádio

    Telenovelas & Programas - by TV Story Séries & Filmes Internacionais

    Programas de

    >> Áudios >> >> Infografias

    Motores de busca na Internet

    Vídeos

    Sites e plataformas de canais de TV

    Sites de canais de Rádio

    Sites de jornais, revistas, etc.


    Arquivo fotográfico da Agencia LUSA

    Utilizadores de vídeos e Podcasts

      mediapolis21 O Tal Antiquado
    Humor em PT Enciclopédia TV Maluco Beleza

    Vídeos : www.youtube.com/andrelopesocantinhodoandre

    Apresentação :

    Clique aqui para ouvir a lista de músicas:

    Clique aqui para ver as >>

    AVISO: Na categoria de TV & Rádio em Direto, a transmissão de conteúdos online dos canais
    não são da responsabilidade do nosso blogue
    .

    NOTA: Se quiseres acompanhar as emissões online dos canais de TV e Rádio, podes consultar nestes sites, através dos seguintes links:

    TV Tuga OkLiveTV TVGente Filmon.TV Rádios.pt Radioonline Streema Tunein Sintonizante

    Publicações Populares |» ocantinhodoandreportugalnews.blogspot.pt